Postagens populares

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UMA MULHER GUERREIRA, NASCIDA NA VILA IGUAÇUANA ASSUME SECRETÁRIA NO GOVERNO SHEILA GAMA


FIBRA DE GUERREIRA E ATUANTE


FOTO E MATÉRIA DO SITE WWW.NOVAIGUACU.RJ.GOV.BR

Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial 

(Coppir) tem nova gestor


A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), ligada à Secretaria Municipal de Cultura, tem uma nova coordenadora. Trata-se de Rosângela Azevedo, 56 anos, nomeada em substituição à Dayse Marcello. “Agradeço à prefeita Sheila Gama pela confiança. Há mais de 30 anos luto pelas causas em favor da igualdade racial aqui em Nova Iguaçu e sempre acompanhei o trabalho da Coppir. Esta oportunidade é o reconhecimento pelo meu empenho e dedicação”, disse Tia Rosa, como também é conhecida,  nascida e criada no município. A cerimônia de posse está marcada para o próximo dia 13/02, a partir de 19h, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.
Além do aval da prefeita Sheila Gama, Rosângela Azevedo conta com o apoio total do secretário de Cultura, Anderson de Ávila.”A Tia Rosa tem suas raízes ligadas a Nova Iguaçu, é cria do município e milita há muitos pela igualdade racial e pelos direitos das mulheres. Com certeza fará um grande trabalho à frente da Coppir”, comentou. Ele também destacou que a participação da sociedade civil será importante. “Queremos escutar a população, ouvir sugestões, idéias. E esta tarefa será facilitada pelo fato da Tia Rosa percorrer esta cidade há muito tempo e ser reconhecida pelo seu trabalho”, completou.
Rosângela Azevedo pretende dar continuidade às ações desenvolvidas pela gestão anterior como, por exemplo, o grupo de Trabalho Quilombar, responsável pela implementação, acompanhamento, avaliação e registros das ações a serem desenvolvidas em relação ao resgate e preservação da história, memória e cultura do povo negro e população remanescente da cidade de Nova Iguaçu. “Não vamos deixar o que nossos companheiros anteriores fizeram de lado”, frisou.
 Mas a nova coordenadora já planeja novidades com o secretário de Cultura para o período em que estiver à frente da instituição. “Temos a ideia de implementar o Plano Municipal de Cultura Racial, que seguirá as diretrizes do Estatuto Nacional da Igualdade Racial. Também pretendemos fortalecer o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros (Comdedine). Mais de 50% da população de Nova Iguaçu são de afrodescendentes. Vamos retomar os debates no que diz respeito à saúde e educação para os menos favorecidos, entre outras ações”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário